Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Estudo 2: Conhecendo os símbolos proféticos

Muitas pessoas têm medo de ler profecias por não entenderem seus símbolos, não sabendo que são símbolos, mas interpretando a profecia como a lê.
Por exemplo ao ler o seguinte texto:
Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,
que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.
Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas.
 A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse (Apocalipse 12:1-4).
Lendo apenas por ler não se consegue entender o sentido destas palavras. Para entendermos a Biblia precisamos fazer o que Isaías 28:10 diz: Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito;  regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.
Sendo assim, precisamos ler um pouco aqui, um pouco ali, pois a Bíblia se auto-completa, ela nos faz ter perguntas em nossas cabeças porém ela mesma pode nos dar as respostas.
Se você, amigo leitor, tem medo das profecias ou não gosta delas, não se sinta mais assim. As profecias bíblicas são um conforto para nossos dias e mais belas do que possamos imaginar.
Em profecia algumas palavras são utilizadas para representar algo. Vamos agora conhecer um pouco desses símbolos proféticos:

Animal
No primeiro ano de Belsazar, rei da Babilônia, teve Daniel um sonho e visões ante seus olhos, quando estava no seu leito; escreveu logo o sonho e relatou a suma de todas as coisas.
Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra.
Então, ele disse: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. (Daniel 7:1,17,23)
Então, Animal em profecia significa rei ou reinos.

Mulher
Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.  (Efésios 5:23)
Nesse versículo há uma analogia, sendo assim mulher significa Igreja.

Água
Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.  (Apocalipse 17:15)
Águas são povos.

Um dia

Aqui deve-se entender corretamente o sentido, há textos que utilizam a palavra dia como II Pedro 3:8,9 e Salmos 90:4 nesses textos um dia são como mil anos, pois estão dando o sentido de que Deus está acima do tempo (aos teus olhos um dia são como mil anos). Em profecia um dia equivale a um ano, conforme Ezequiel 4:6,7
Quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito e levarás sobre ti a iniqüidade da casa de Judá.
Quarenta dias te dei, cada dia por um ano. Voltarás, pois, o rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto, e profetizarás contra ela.
e também:
 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos e tereis experiência do meu desagrado.  (Números 14:34)
Ventos
 Assim diz o SENHOR: Eis que levantarei um vento destruidor contra a Babilônia e contra os que habitam em Lebe-Camai.
 Enviarei padejadores contra a Babilônia, que a padejarão e despojarão a sua terra; porque virão contra ela em redor no dia da calamidade.
O flecheiro arme o seu arco contra o que o faz com o seu e contra o que presume da sua couraça; não poupeis os seus jovens, destruí de todo o seu exército.
Caiam mortos na terra dos caldeus e atravessados pelas ruas!
 Porque Israel e Judá não enviuvaram do seu Deus, do SENHOR dos Exércitos; mas a terra dos caldeus está cheia de culpas perante o Santo de Israel. (Jeremias 51:1-5)
Ventos significam guerras.

Chifres
Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora.  (Apocalipse 17:12)
 Chifre em profecia significa poder, rei ou reino.

Tempos
Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.  (Daniel 7:25)
Porque o rei do Norte tornará, e porá em campo multidão maior do que a primeira, e, ao cabo de tempos, isto é, de anos, virá à pressa com grande exército e abundantes provisões.  (Daniel 11:13)
Tempos são anos.

Cordeiro
No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Quando aparece Cordeiro em profecia está se referindo a Jesus.

Cauda
 O ancião, o homem de respeito, é a cabeça; o profeta que ensina a mentira é a cauda. (Isaías 9:15)
Cauda em profecia significa falso profeta, alguém que ensina mentira.

Dragão
foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. (Apocalipse 12:9)
Dragão se refere a Satanás.

Estrelas
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. (Daniel 12:3) 
Estrelas são anjos, são mensageiros.

Esses são símbolos que aparecem muitas vezes em profecia, e veja que a própria Bíblia diz o que eles significam. Abaixo a tabela com os símbolos e seus respectivos textos.

Tabela de Conversão Profética
Palavra Significado Referência
Cordeiro Jesus João 1:29
Animal Rei ou reinos Daniel 7:1,17,23
Mulher Igreja Efésios 5:23
Água Povos Apocalipse 17:15
Um dia Um ano Ezequiel 4:6,7 - Números 14:34*
Ventos Guerras Jeremias 51:1-5
Chifre Poder, rei ou reino Apocalipse 17:12
Tempos Anos Daniel 7:25 - Daniel 11:13
Dragão Satanás Apocalipse 12:9
Cauda Falso profeta Isaías 9:15
Estrelas Anjos, mensageiros Daniel 12:3 - Apocalipse 12:4

Agora já podemos entender Apocalipse 12:1-4, o primeiro texto desse post. A mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés, é a Igreja de Jesus, pura e santa que ensina a verdade. A lua refelete a luz do sol, e sol nesse contexto refere-se a Deus, conforme:
Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.(Salmos 84:11)
Também fala sobre o dragão, Satanás, que com sua mentira conseguiu convencer a terça parte das estrelas dos céus, ou seja, dos anjos. Que foram lançados juntamente com ele para a terra.
O filho da mulher, refere-se a Jesus, conforme o versículo cinco do mesmo texto:
Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono.
E no capítulo 17 de Apocalipse podemos ver uma outra mulher, também uma Igreja, só que não prega a verdade, e pertence a Satanás. Em outros posts entenderemos isso.
 
O motivo pelo qual as profecias foram escritas com símbolos é para que a Bíblia não fosse destruída.
E o resumo do porque disso está em Lucas 8:10: 
A vós outros é dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam e ouvindo não entendam.
                     Estudo Anterior:
Estudo 1: Conhecendo o Livro da Verdade
                                                                         Próximo Estudo:
                                                                                 Estudo 3: As Colunas da Verdade

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário