Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A melhor retribuição

Francisco e sua família sofriam muito por causa de um vizinho que gratuitamente decidira tornar-se seu inimigo. Quando a família de Francisco reunia-se para cantar no culto matinal, o vizinho colocava o rádio a todo volume, só para atrapalhar. Infernizava-lhe a vida por qualquer motivo, e um dia disse-lhe: “Eu os odeio, não suporto a presença de vocês; se um dia a vida de vocês dependesse de mim, não moveria um dedo e os deixaria morrer”.

Mas um dia, o tempo encarregou-se de tornar realidade o quadro imaginado pelo vizinho, só que ao contrário. O botijão de gás explodiu e em poucos minutos a casa do vizinho ficou completamente tomada pelo fogo. O fogo espalhou-se pelas casas vizinhas da esquerda, mas a casa da direita, onde Francisco morava, ficou milagrosamente protegida.
O bom Francisco e sua esposa lutavam com todas as suas forças, ajudando a apagar o fogo. Mas quando os bombeiros chegaram e realizaram seu trabalho, havia já várias famílias desabrigadas e sem saber para onde ir.

Francisco aproximou-se do vizinho inimigo e bondosamente ofereceu-lhe a casa. O homem não aceitou. Com os olhos cheios de lágrimas contemplava os destroços feitos pelo fogo. Francisco e sua esposa insistiram, e finalmente o vizinho aceitou. Foi tratado com amor. Durante algumas semanas ficou ele e sua família morando na casa do homem que tanto atacara na vida, e entendeu que não tinha motivo para acalentar em seu coração aquele ódio gratuito. Hoje Fulgêncio Vega e sua família também estão na igreja!

“Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça; e o Senhor te retribuirá” (Pv 25:21-22). Este texto é uma metáfora e tem sido mal interpretado por muitos cristãos. Já ouvi muitas vezes dizer que a melhor vingança do cristão é tratar bem ao inimigo porque assim “amontoarás brasas sobre a sua cabeça”. Em outras palavras, o inimigo sentir-se-á envergonhado, humilhado e no cristão ficará aquele “sabor gostoso da vitória”.

Mas que tipo de cristianismo é esse? Não afirmou o Senhor que a vingança é dEle (Hb 10:30)? Não nos mandou que amemos a nossos inimigos e soframos tudo que nos fizerem (Mt 5:44; Tg 5:6-8)?
Que significam, então, as “brasas sobre a cabeça do inimigo”? Você não acha que a bondade com que o inimigo for tratado ou o ir a ele para pedir perdão, quando deveria ser ele que deveria vir a nós, pode fazer com que as brasas do Espírito Santo, as brasas do arrependimento e a dor pelo pecado, consumam na mente do inimigo todos esses sentimentos negativos e nos tornem amigos e irmãos em Cristo?

Se nossos atos de bondade servem apenas para humilhar e fazer o inimigo passar vergonha, então, qual é a vantagem do cristianismo? Quando Jesus pediu perdão para os inimigos na cruz do Calvário, fez isso para humilhá-los? Ou porque os amava e queria vê-los salvos e felizes em Seu reino?

Leve esse pensamento com você e medite nele ao longo do dia!


Escrito pelo Pr. Alejandro Bullón

domingo, 11 de agosto de 2013

Até o fim

Nessa vida corremos de um lado para o outro, nosso tempo é escasso, temos tanto para fazer e fazemos tão pouco. E nesse correr, esquecemos das coisas importantes.
Gostaria que parasse um pouco agora e refletisse. Em que você tem "apostado suas moedas"? Para que você tem dado importância? Para as coisas importantes ou para as que parecem importantes? Quais tem sido suas prioridades?

Nós corremos tanto, mas Deus quer que paremos. Que descansemos nosso coração. Nossas aflições e problemas, nossos pensamentos, nossa vida, tudo Ele conhece, absolutamente. Imagine a cena. Na longa estrada de Jerusalém um Homem caminha cada vez mais lentamente, cansado, não se alimentou, seu rosto reflete a dor que está sentindo, todos os olhares se voltam para Ele. Naquela rua empoeirada, vão as marcas da cruz que Ele carrega, humilhado e ferido, Ele desmaia. Depois recobra a consciência e volta a caminhar. Ninguém O ajuda, muitos fogem daquela cena, outros choram. Seu olhar quase se apaga mas Ele continua, não para. 

Chega ao monte, estende os braços pela cruz, suas mãos e pés são pregados, a coroa de espinhos está sobre Sua cabeça. Seu corpo sangra. Seu respirar está ofegante, mas Seu olhar de amor se volta para os que estão aos pés da cruz. Em Sua profunda dor, Sua humildade ainda sobressai e Seu amor se mostra, pede ao Pai que perdoe os que O condenaram. Ele não merecia a morte, nunca pecou! Mas a vida que Lhe estava proposta doou em troca de nossa morte. Tomou para Si as nossas dores, o nosso castigo. Enquanto estava na cruz pensava em mim, em você. O peso sobre Ele era o nosso pecado, por fim exclama: "Está consumado!".

Ele não parou, nunca desistiu de você. Te amou até o fim.
Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. João 13:1
Mas a sepultura e a morte não O pôde segurar. Ressuscitou. "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida".
E continua a te amar. E o amará até a consumação dos séculos, pela eternidade.

Mas o que você irá fazer com esse amor? Não O deixe de lado, ao contrário, coloque o Senhor Jesus como Rei e Prioridade em seu coração. Pare de correr, mas se tiver que correr então corra pros braços do Senhor Jesus. Ele é Rei do universo e quer ser Rei em seu coração.

Olhe para o amor do Senhor e encontrarás a paz que excede todo entendimento. A salvação e o poder pertencem a Deus. Ele quer te dar descanso. Se andar com Ele, o mundo poderá cair ao seu redor mas continuarás em paz. Cristo deu a própria vida por amor a você, o que é que você fará para Ele?

O Único que nos espera a 2000 anos é o Senhor Jesus, nós só esperamos por Ele o tempo de uma vida, aproveite cada dia para fazer Sua vontade e aprender Dele, porque tão certo como o agora, Ele virá. Vem para buscar os Seus, o fruto da excelência do Seu amor.
Esta é a voz do meu Amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros. Cânticos 2:8
Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem a tua salvação; eis que com Ele vem o seu galardão, e a sua obra diante dele. Isaías 62:11

sábado, 10 de agosto de 2013

O Sermão da montanha

Sermão da montanha
Em seu belo sermão da montanha, Jesus explicou o que Deus considera mais precioso e o que proporciona verdadeira felicidade.
Os discípulos de Cristo haviam sido influenciados pelos ensinos dos rabinos e foi para esses discípulos que as primeiras lições de Cristo foram destinadas. Do mesmo modo, elas se destinam a nós pois precisamos aprender as mesmas coisas.

"Bem-aventurados os humildes de espírito", disse Cristo. Mateus 5:3. Os pobres de espírito são aqueles que reconhecem sua própria pecaminosidade e necessidade espiritual. Sabem que em si mesmos nada podem fazer de bom. Desejam receber auxílio de Deus e para eles é dada essa bênção.
Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15.
"Bem-aventurados os que choram." Mateus 5:4. Isso não significa murmurar ou viver em lamúrias, nem apresentar uma disposição amarga e um semblante mal-humorado, mas a bem-aventurança refere-se aos que se entristecem verdadeiramente por seus pecados e buscam o perdão de Deus.
A todos esses Ele perdoará generosamente. O Senhor diz:
Tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza. Jeremias 31:13.
"Bem-aventurados os mansos." Mateus 5:5. Disse Jesus: "Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma." Mateus. 11:29. Quando era maltratado, Jesus pagava o mal com o bem.
Nisso, Ele nos deu exemplo para que agíssemos do mesmo modo.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça." Mateus 5:6. Justiça é a prática de ações corretas. É obediência à lei de Deus, pois nessa lei tais princípios estão arrolados. A Bíblia diz:
Todos os Teus mandamentos são justiça. Salmos 119:172.
Por Seu próprio exemplo, Cristo nos ensinou a obedecer tais preceitos. A justiça da lei é vista em Sua própria vida. Temos fome e sede de justiça quando desejamos ter pensamentos, palavras e ações semelhantes aos de Cristo.
E podemos ser semelhantes a Ele se desejarmos. Podemos ter nossa vida como Sua vida e nossas ações em harmonia com a lei de Deus. O Espírito Santo trará o amor de Deus ao coração de modo que nos deleitaremos em cumprir Sua vontade.
Deus está mais disposto a dar o Seu Espírito do que os pais desejam dar boas dádivas aos seus filhos. Sua promessa é: "Pedi, e dar-se-vos-á." Lucas 11:9. Todos os "que têm fome e sede de justiça... serão fartos." Mateus 5:6.

"Bem-aventurados os misericordiosos." Mateus 5:7. Ser misericordioso é tratar as pessoas melhor do que merecem. Assim Deus nos tem tratado. Ele tem prazer em atos de misericórdia. É compassivo para com os ingratos e maus.
Do mesmo modo nos ensina a tratar os semelhantes: 
Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Efésios. 4:32.
"Bem-aventurados os limpos de coração." Mateus 5:8. Deus dá mais valor ao que somos do que àquilo que dizemos que somos. Ele não se importa com nossa aparência exterior; o que deseja é que sejamos puros de coração, então todos os nossos atos e palavras serão justos.
Davi orava:
Cria em mim, ó Deus, um coração puro. Salmos 51:10.
As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14.
Essa deve ser a nossa oração.

"Bem-aventurados os pacificadores." Mateus. 5:9. Aquele que tem o espírito manso e humilde de Cristo será um pacificador. Tal disposição não provoca discussões ou devolve palavras iradas. Antes, torna o lar um lugar feliz e traz uma suave atmosfera de paz que envolve a todos.

"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça." Mateus 5:10. Jesus sabia que por amor a Ele muitos de seus discípulos seriam lançados na prisão e muitos seriam mortos, mas aconselhou-os a não se entristecer por isso.
Nada pode causar dano àqueles que amam e seguem a Jesus. Ele os acompanhará em todos os lugares. Podem ser mortos por causa do evangelho, mas Cristo lhes dará a vida eterna e uma coroa de glória. E de seu exemplo, outros aprenderiam a respeito do amável Salvador. Cristo disse aos discípulos:
Vós sois a luz do mundo. Mateus 5:14. 
Em breve, Ele partiria do mundo para o lar celestial, mas os discípulos deveriam ensinar aos outros a respeito do Seu amor. Deveriam ser luzes entre os homens.
A luz do farol, brilhando na escuridão, guia os navios ao porto com segurança; do mesmo modo, os seguidores de Cristo brilham neste mundo escuro, para guiar os homens ao lar celestial.
Isso é o que todos os seguidores de Cristo devem
fazer. Ele os chama para serem cooperadores na salvação de outros.

A vida de Jesus. Ellen G. White, p.45-46