Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Estudo 4: A estratégia do inimigo

Este estudo é impressionante, aprenderemos muitas coisas com a Palavra de Deus. Vamos  ver muitas coisas das profecias bíblicas, leia o que está escrito em Daniel 7:1-7:
No primeiro ano de Belsazar, rei de babilônia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas.
Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande.
E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.
O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem.
Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne.
Depois disto, eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas suas costas; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio.
Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.
Como vimos no estudo 2, a palavra mar em profecia é utilizada para representar povos e nações. E Daniel viu que os ventos agitavam o mar, ventos são símbolos de guerras, conflitos. Assim, esta profecia representava guerras e conflitos envolvendo os habitantes da Terra.

Na visão de Daniel havia quatro animais, um leão, um urso, um leopardo e um animal terrível e espantoso. Isso é incrível! Deus estava lhe mostrando os reinos de maneira simbólica (Daniel 7:17). E como o que Deus fala não pode falhar a profecia se cumpriu exatamente como Ele mostrou. Um ponto interessante a ressaltar é que esse o capítulo 7 tem relação com o capítulo 2 do livro de Daniel.

Os quatro animais

Daniel 7
  • Leão: O rei dos animais é a representação de Babilônia. As asas de águia que tinha simbolizam a rapidez com que realizou suas conquistas. Em poucos anos, Nabucodonosor tornou-se senhor da maior parte do mundo conhecido. 
  • Urso: O urso se levantou de um lado, o que representa a dualidade dos dois povos dominantes: os medos e persas. Ele tinha três costelas na boca, representando as três nações que os medos e persas tiveram que abater para dominar o mundo a Babilônia, a Lídia e o Egito.
  • Leopardo: Veja a precisão da profecia bíblica. Quem submeteu e liquidou a Medo-Pérsia? A história  confirma. Foi a Grécia.  É comparada ao leopardo que é conhecido por sua rapidez e agilidade. Embora menor, o leopardo não tem medo de atacar um leão ou urso. Deus usou um leopardo com 4  asas para predizer a rápida ascensão de Alexandre, o Grande. Com apenas 30 mil homens, a Grécia conquistou a Pérsia, com 600 mil. O leopardo tinha 4 cabeças – O império de Alexandre foi dividido entre seus quatro generais: Cassandro, Lisímaco, Ptolomeu e Seleuco.
  • Animal terrível e espantoso: O quarto animal era tão diferente dos demais que o profeta não pôde encontrar nada na natureza para descrevê-lo. A nação que derrotou a Grécia foi Roma. O império romano, por sua vez, foi dividido em 10 partes. Note que os dentes de ferro do animal monstruoso equivalem às pernas de ferro da imagem de Daniel 2. Os 10 dedos da imagem correspondem às 10 divisões de Roma, assim como os 10 chifres do quarto animal também representam as nações européias que emergiram do Império Romano. As dez divisões do império romano são identificadas na história como os Germanos, Ostrogodos, Visigodos, Francos, Vândalos, Suevos, Burgúndios, Hérulos, Anglo-saxões e Lombardos.
    A Estratégia

    É maravilhoso ver como a profecia se cumpriu exatamente como Deus disse. Bem, agora que já sabemos o que são os animais e quais reinos representam, vamos entender qual é a estratégia do inimigo. Leiamos Daniel 8:12: 
    O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.
    Jogou a verdade por terra e prosperou, ora como estudamos anteriormente a Verdade é Deus, Jesus, Espírito Santo, Bíblia e Mandamentos. Será que ele poderia jogar essa verdade por terra? Óbvio que não. Mas então o que ele fez? 

    Romanos 1:25 nos mostra a maneira como o inimigo tentaria jogar a verdade por terra: “Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente, amém”. Esta é a estratégia, misturar a verdade com a mentira.

    Em Apocalipse 17:3 a 6 essa estratégia do inimigo é apresentada por meio dos seguintes símbolos proféticos:
    1. Uma mulher prostituta.
    2. Uma besta escarlate.
    3. 7 cabeças e 10 chifres.
    4. Adornada com ouro e jóias.
    5. Tinha um cálice com abominação, imundícia e prostituição.
    6. Seu nome: grande Babilônia.
    7. Mãe das meretrizes e abominações.
    8. Embriagada com o sangue dos santos e das testemunhas de Jesus.
    Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres.
    Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.
    Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.
    Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto. Apocalipse 17:3-6
    O Significado

    Segundo os símbolos proféticos Mulher é igreja (Efésios 5:23,32), mas aqui aparece uma mulher prostituta, ou seja uma igreja infiel a Cristo.
    A besta representa um poder ou reino, e conforme Daniel 7:23, é um reino diferente e poderoso. Roma que é o animal terrível e espantoso, é um poder político e religioso por isso é diferente de todos os outros animais da profecia de Daniel 7. A mulher está assentada sobre essa besta.

    As 7 Cabeças representam as 7 colinas de Roma:
    "Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada." Apocalipse 17:9
    Os 10 Chifres são os 10 reinos (países) da Europa da Idade Média.

    A igreja está adornada de ouro e jóias que simbolizam sua corrupção religiosa (Atos 8:20). Além de possuir:
    1. Abominações - é fugir da Lei."O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável". Provérbios 28:9
    2. Imundícia - é idolatria. "Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei". Ezequiel 36:25
    3. Prostituição - é a mudança da verdade em mentira. "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente, amém". Romanos 1:25
    É chamada de Babilônia, a Grande. Babilônia significa confusão e prega salvação por obras (Gênesis 11:3-7).

    Essa igreja é a Mãe das Meretrizes que são igrejas caídas e das Abominações que são os Erros espirituais (Provérbios 28:9).

    Essa igreja que se assenta sobre as colinas de Roma está embriagada com sangue dos santos. Na época da Inquisição, mataram muitos cristãos, derramaram sangue inocente (Apocalipse 16:6).

    Concluindo...
    Esse assunto muitos não gostam de ouvir falar porque os afetam diretamente. Mas não sou eu quem está falando que é assim. É o próprio Deus que mostrou a Daniel a visão e mostrou essas coisas no livro de Apocalipse também.

    Leve a bom termo, você não precisa sair da tua igreja neste exato momento, apenas peça a Deus entendimento para compreender Sua vontade e ore continuamente, Ele te mostrará o que fazer. Eu ia em uma igreja "filha" da Meretriz, porque essa também pregava metade erro e metade verdade, mas sempre procurei a verdade e encontrei finalmente. Você também pode fazer o mesmo. Busque a Verdade e a Verdade somente.

    O inimigo não pode jogar a Verdade por terra, então utiliza-se de uma igreja para mudar a verdade de Deus em mentira, misturando a verdade com engano.
    Porque dessa forma as pessoas pensam estar adorando a Deus, mas não estão. O que devemos fazer é confiar em Deus e amá-Lo, estudar a Bíblia e fazer a  Sua vontade.

    A Igreja Romana é uma mistura de paganismo, espiritismo e cristianismo. É o vinho prostituído que o inimigo usa para embriagar e confundir as pessoas, não só ela mas também as igrejas "filhas". É através deste poder religioso e político que pretende alcançar seu objetivo. O conselho de Deus aos sinceros de coração é: “...Retirai-vos dela povo meu.” Apocalipse 18:4.

                                                                                            Estudo anterior:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário