Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Velho?

Será mesmo que ele é velho? Eu tenho ouvido que sim...
Estou falando do Velho Testamento, muitas pessoas no mundo inteiro (e olha que somos uns 7 bilhões de pessoas), tem dito que ele não vale mais, porque é realmente velho.

Uns dizem: Ah! Não acredito no velho testamento porque só serviu para o povo daquela época. Eu tenho que viver o novo testamento.
Outros dizem: O velho testamento foi abolido, não preciso fazer o que diz lá.
As ideias das pessoas são várias mas convergem para um mesmo ponto: o velho testamento é velho mesmo! E não serve mais.

Agora vamos refletir. Só porque ele se chama 'Velho Testamento' não quer dizer que não valha mais.
E dizer que o Senhor Jesus o aboliu não tem cabimento nenhum.
Vamos aos fatos.

O Senhor Jesus citou inúmeras vezes o velho testamento, e Sua base era os escritos que existiam nesse tempo, ou seja, tudo o que Moisés e os profetas haviam escrito. Desde pequeno Ele estudou as Sagradas Escrituras que ainda era constituída apenas pelo velho testamento.
Veja algumas citações do Senhor quanto ao Velho testamento:
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; 
Marcos 7:6 (confira em Isaías 19:13)
Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mateus 4:4 (leia Deuteronômio 8:3 )
Mas Jesus, fitando-os, disse: Que quer dizer, pois, o que está escrito: A pedra que os construtores rejeitaram, esta veio a ser a principal pedra, angular? Lucas 20:17 (veja Salmos 118:22)
Depois de ressuscitar o Senhor encontrou dois discípulos no caminho de Emaús, "E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras". Lucas 24:27
Muitas outras citações existem.

O Novo Testamento está recheado de referências ao Velho Testamento, os discípulos o utilizaram também muitas vezes. Em Atos 8, Filipe é mandado pelo Espírito a ensinar um eunuco que estava lendo o profeta Isaías e lhe explica de quem o profeta falava e o eunuco entendeu e aceitou a Jesus sendo batizado.

Algumas citações no Novo Testamento:
Também Isaías diz: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão. Romanos 15:12 (leia Isaías 10:11)
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. I Pedro 1:16 (leia Levítico 19:2)
Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre. II Coríntios 9:9 (leia Salmos 112:9)

A base dos apóstolos também era o Velho Testamento. Não existe o porquê alguém falar que ele não vale mais. O próprio Senhor disse:
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Mateus 5:7
Sagradas EscriturasAmigo, a Bíblia se completa, não foi escrita uma parte para um tempo e outra parte para outro tempo. Quem diz que o Velho Testamento não vale, está anulando a graça de Deus, a criação, o amor de Deus, Sua justiça, Seu poder, Suas promessas de vida e salvação, anula até mesmo a Promessa de que o Messias viria.

Anula muitas coisas, anos e anos de amor e compaixão são anuladas, ensinamentos importantíssimos são anulados pelo simples fato de que uma pessoa, ou uma igreja, ou uma doutrina, ou a própria ignorância de alguém diz que o Velho Testamento não serve mais.

A Bíblia inteira é o manual para o ser humano, e não para determinado povo ou época. Ela é maravilhosa, tanto o Velho Testamento quanto o Novo Testamento tem coisas incríveis a nos mostrar. Cada livro foi escrito em tempos diferentes por pessoas diferentes, mas se completam de forma espetacular. Porque os dois testamentos foram inspirados por Deus e jamais qualquer i ou til passará deles porque é a Palavra de Deus. Tudo se cumpriu, tem se cumprido e se cumprirá de acordo com o que escrito está.

Não esqueça que o Senhor Jesus não aboliu Sua Palavra, nem a mínima letra. Lembre-se: O Velho Testamento é tão atual quanto o Novo e o mesmo Espírito Santo que inspirou um, inspirou o outro. E Deus diz: Porque eu, o SENHOR, não mudo. (Malaquias 3:6)

Leia a Bíblia por completo, tenha momentos maravilhosos com Deus através de Sua Palavra, mergulhe nas histórias e reflita nos ensinamentos do SENHOR. Peça a ajuda de Deus, peça a instrução do Espírito Santo para entender e aceitar tudo o que está escrito, absolutamente tudo. Peça amor pelas Sagradas Escrituras e obedeça a Deus em tudo o que disser, fazendo isso você encontrará maravilhas nela e será muito, muito feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário