Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Os Dez Mandamentos

Exôdo 20 nos apresenta os dez mandamentos de Deus, ou seja Sua lei.
A lei de Deus é Sua verdade, lei moral e perfeita, lei de liberdade.
Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade. Salmos 119:151
E é ela que nos mostra o nosso pecado, pois o pecado é a transgressão da lei. Paulo na carta aos Romanos (7:7) diz:
Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.  
Alguns afirmam ter Jesus abolido a lei pela cruz, e que não precisamos da lei, pois estamos debaixo da graça.
E para afirmar isso, usam o texto de Romanos 10:4 que diz: Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.
No antigo testamento, o livro Levítico apresenta a lei de holocausto que Deus deu ao povo de Israel, onde de acordo com suas posses, apresentasse o sacrifício para perdão pelos pecados cometidos.
Assim o versículo acima está, se você ler o contexto, falando dessa lei de sacrifícios que terminou em Jesus, e ainda: aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças (Efésios 2:15). Porque quando Jesus morreu na cruz, o maior sacrifício foi feito, para perdão dos nossos pecados, ou seja, para justiça de todo aquele que crê.

E sim, todos estamos debaixo da graça de Jesus.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14.
Outros dizem que devemos guardar os mandamentos, mas que o quarto mandamento foi mudado.
Os mandamentos são tão importantes que  foram escritos pelo próprio Deus.
Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar. Êxodo 24:12
Deus levantou homens que tomados pelo Espírito Santo, escreveram Sua palavra. Você não acha que, se Deus quisesse mudar algo na Sua lei, não mandaria que um dos apóstolos, ou um dos profetas, escrevesse isso?
O SENHOR de si mesmo afirma: Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Malaquias 3:6
Se Ele não muda, Sua palavra também não.

E ainda outros mudaram por completo a lei de Deus, colocando em seu lugar preceitos de homens.
À todos os que fazem isso, Jesus afirma:
Eu, a todo aquele a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, e das coisas que se acham escritas neste livro. Apocalipse 22:18,19

Assim, a lei e a graça andam juntas, sabe como?
Um exemplo: você se olha no espelho, e vê seu rosto sujo, o espelho não pode limpar por você, não é mesmo?
A lei é como um espelho, nos mostra o nosso pecado, mas ela não pode nos tirar o pecado. E sim a graça de Jesus, quando reconhecemos nosso pecado e oramos arrependidos, Ele nos aceita, nos perdoa e nos  purifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário