Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

A Graça e a Lei

Esses dias estive conversando com uma vizinha e ela me disse: "Estamos debaixo da graça, tem algumas coisas na Bíblia que não precisam ser seguidas hoje porque foram escritas para aquele tempo". E isso é o que muitas pessoas pensam, "Estamos debaixo da graça, tem coisa que não precisamos seguir, não precisamos da Lei."

Caro, amigo(a) a Palavra de Deus é perfeita, tudo o que foi escrito para nosso ensino e repreensão é que foi escrito (II Timóteo 3:16). Nada na Bíblia se perde no tempo, ela não é velha, não como qualquer outro livro que para no tempo, não é ficção, é real e verdadeira.

Sim, nós vivemos debaixo da graça de Jesus, caso contrário estaríamos perdidos pois a Lei mostra nosso pecado e o pecado é transgressão da Lei de Deus (I João 3:4). Só que estar na graça, não quer dizer que não preciso da Lei ou que as pessoas que viveram nos tempos bíblicos não possuíam a graça.

Primeiro, os profetas, homens e mulheres de Deus citados no Velho Testamento viviam debaixo da graça também, e serão salvos pela graça de Jesus, porque eles viviam pelo Cristo que viria, nós vivemos debaixo da graça pelo Cristo que veio.

Segundo, como disse, a Bíblia não é velha, tudo que está escrito serve para nós, podemos e devemos aprender com ela, e a Lei está escrita nela, lá em Êxodo 20 encontramos as palavras da Lei escrita pelo próprio Deus. Algo que Deus mesmo escreveu poderia deixar de ter validade ou poderia mudar? Certo que não, pois Ele diz:
Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Malaquias 3:6
Vivemos no tempo da graça, assim como os personagens bíblicos, e a Lei não deve ser descartada de nossos corações e mentes, porque é por meio dela que conhecemos nossos erros e podemos corrigi-los pela graça de Jesus. Note: A Lei mostra nosso pecado e a graça de Jesus nos purifica.
Como, pois, poderíamos deixá-la de lado? 

Para você ter uma melhor ideia disso, pense no seu pai ou sua mãe, quando criança e mesmo depois que cresceu você respeita, aceita e cumpre o que seus pais lhe dizem, certo? E porque você faz isso? Não é por amor a seus pais?
O mesmo com Deus, Ele mesmo deixou a Lei escrita, poderia ter mandado Moisés escrevê-la porém Ele mesmo a escreveu, significando que ela é eterna assim como Ele é, e que é a Sua vontade que o ser humano a cumpra, para que possa ser feliz enquanto viver na Terra.

A Lei é o meio pelo qual demonstramos nosso amor por Deus, pois quem ama obedece. Assim como obedecemos nossos pais porque os amamos, obedecemos a Deus por amor e cumprindo a Lei demonstramos isso. Sabe porquê? Porque a Lei de Deus é a Lei de Amor e reflete o caráter Dele. João diz:
E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. I João 4:16
A Lei é de amor, pois os primeiros quatro mandamentos são de amor a Deus e os quatro últimos de amor ao nosso próximo. É por isso que Jesus disse:
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento.
O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Deste dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40
Assim amigo(a), vivemos debaixo da graça de Jesus e somente por Ele alcançaremos a vida eterna, mas a obediência a Deus nos leva a cumprir a Lei e assim demonstramos nosso amor ao Salvador (João 14:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário