Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Conhecendo Deus

No post anterior, disse que o versículo de I João 4:8 "Deus é amor" podemos partir a dois assuntos e o segundo abordaremos hoje.

A base do Governo de Deus desde a eternidade é o amor. A Bíblia diz que "Deus é amor". Ora, é possível ser amor sendo somente uma pessoa?
Este assunto é um pouco complicado de entender, nossa mente finita não consegue compreender todas as coisas de Deus. Ore para que Deus ilumine teu entendimento e o ajude a compreender Sua Palavra.

Vamos lá. Pela Bíblia podemos entender um pouco melhor como é Deus e quem Ele é. No verso de I João o verbo da frase está no presente, ou seja, é continuamente, de eternidade a eternidade Deus é amor. E para ser amor precisa ser mais de uma pessoa.
Mais de uma pessoa? Sim, isso mesmo.

Veja o que está escrito em Lucas 3:21 e 22:
E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu,
e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
Nestes versos aparecem claramente três Pessoas: Jesus o Deus Filho, o Deus Espírito Santo e o Deus Pai.
A Bíblia diz que Deus é um:
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Deuteronômio 6:4
Em hebraico existem duas palavras para unidade, "um", são elas: Yakhid para unidade simples e Ekhad para unidade composta.
Veja os exemplos:
Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Gênesis 22:2 
No hebraico este verso apresenta a palavra Yakhid no lugar de único, ou seja, uma unidade simples. Era mesmo um filho, o único filho de Abraão.

Já em Gênesis 1:5:
Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
Em hebraico, aparece Ekhad em lugar de primeiro, o verso fica assim: houve tarde e manhã, um dia.
É uma unidade composta, pois, para ser um dia é necessário que haja um período claro e outro escuro.
A palavra Ekhad também aparece em Gênesis 2:24, que também é uma unidade composta:
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Você não deve estar entendendo o porquê de eu estar falando do hebraico, não é mesmo?
Falo do hebraico pois o verso de Deuteronômio 6:4 aparece uma unidade, e precisamos saber se é simples ou composta. E assim entendermos se Deus é uma ou mais Pessoas.

Voltemos então a Deuteronômio. Lá Moisés diz ao povo de Israel que o SENHOR Deus é o único Senhor. Bem, surpreenda-se. Nesse versículo a palavra único aparece como Ekhad, unidade composta.

Em Lucas vimos que na ocasião do batismo de Jesus estavam presentes também Deus Pai e o Espirito Santo. Deus é um só, mas subsiste em três Pessoas.

Em Gênesis 1:26 diz: Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Se Deus fosse apenas uma Pessoa, diria: Farei o homem à minha imagem, conforme a minha semelhança.
Outra confirmação de que Deus subsiste em três Pessoas é a seguinte:
Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. I João 5:7
Muitas pessoas não entendem esse assunto e dizem: Então são três deuses. Não! Não são três deuses. É um Deus, que existe sob forma de três Pessoas. A Bíblia diz que o Pai, a Palavra (Jesus) e o Espírito Santo são um, pelo fato de que as três Pessoas têm o mesmo propósito, poder, glória...

Algumas pessoas dizem que Jesus foi criado, ou seja, que Ele não é Deus. E isso é a maior mentira, o Senhor Jesus é Deus e tudo o que existe foi feito por intermédio Dele, sem Ele nada existiria.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. João 1:1-3,10
Ele é quem criou tudo por Sua Palavra. Claro que na criação as três Pessoas co-eternas participaram, mas foi Jesus quem disse: Haja luz e houve luz, haja firmamento e separação entre as águas e assim se fez... enfim, não existiríamos se não fosse por Ele.

Uma coisa maravilhosa que quero compartilhar com vocês é que na criação do homem o Senhor Jesus disse "façamos o homem à nossa imagem", pois Ele é o Verbo, foi Quem falou e tudo se fez conforme João 1:1-3 e 10.
Quem pegou o barro e formou o homem  foi o Espírito Santo e Deus Pai soprou o fôlego de vida em suas narinas:
O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida. Jó 33:4
Não é maravilhoso saber que Deus se preocupa tanto conosco e que as três Pessoas planejaram a nossa criação?

Eu não sei se você conseguiu entender tudo o que eu disse, mas oro para que Deus te ajude a entender. Leia a Bíblia, peça a orientação do Espírito Santo para compreender Sua Palavra. Não se assuste com o que foi dito, pois eu também não consegui entender a princípio, mas a Palavra de Deus é clara, e ela é que ilumina o nosso caminho.

Algumas coisas não compreendemos, mas logo o Senhor Jesus virá e então poderemos entender tudo. Ele vem, logo vem.

Tente pensar da seguinte forma: nosso Deus existe em forma três Pessoas co-eternas, unânimes no propósito de nos salvar.

Lembre-se Deus é amor. Ele te ama e muito! O Deus Pai te ama, o Senhor Jesus te ama e o Espírito Santo te ama. Nunca esqueça desse amor infinito, tão bonito, que se coloca à sua disposição cada segundo.
Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Salmos 90:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário