Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Estudo 3: As Colunas da verdade

Colunas da VerdadeA Bíblia nos apresenta a Verdade, nela entramos cinco pilares ou colunas para sustentar o que é a Verdade.
Muitos dizem  não haver Verdade absoluta mas a Bíblia nos apresenta e garante que existe sim uma Verdade absoluta que não se pode contestar.
Vamos ao textos:
  • 1° coluna: Deus.  Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Jeremias 10:10
  • 2° coluna: Jesus.  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6
  • 3° coluna: Espírito Santo.  Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com a água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.         I João 5:6
  • 4° coluna: Palavra, a Bíblia.  Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17
  • 5° coluna: Mandamentos.  A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade. Tu estás perto, SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade. Salmos 119:142,151
Assim, as Colunas da Verdade são:
DEUS
• Só Deus é Amor - I João 4:8.
• Só Ele merece Adoração - Lucas 4:8.
• Só Ele pode Perdoar - Marcos 2:7.

JESUS
• Ele é nosso Mediador - I Timóteo 2:5.
• Ele é nosso Advogado - I João 2:1.
• Ele é nosso Salvador - II Timóteo 1:10.

ESPÍRITO SANTO
• Convence do Pecado - João 16:7, 8.

BÍBLIA
• Santifica - João 17:17.
• Ilumina - Salmo 119:105.

DEZ MANDAMENTOS
• Amor a Deus - Mateus 22:37; Deuteronômio 6:5.
• Amor ao Próximo - Mateus 22:39; Levíticos 19:18.

Algumas pessoas prometem libertação através de ofertas, desafios, revoltas, campanhas, exorcismo e um estilo de culto voltado para shows e danças, entre outros. Porém em João 8:32 está escrito:
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
A verdade é que liberta, ou seja, quando uma pessoa conhece a Deus, Jesus, o Espírito Santo, a Bíblia e os Mandamentos é que ela é realmente liberta.

Liberto do quê??
Um dos mais terríveis efeitos do pecado foi a separação entre o ser humano e Deus.
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem Seu rosto de vós, para que vos não ouça. Isaías 59:2
Isto levou o homem a se tornar um escravo do pecado, sob a influência do inimigo. E é do pecado que a Verdade nos liberta.

Mãos à Bíblia
O que não se encontra na terra? Oséias 4:1
Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus.

Do que a terra está cheia? Oséias 4:2
O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios.

Como a falta da verdade deixa a terra? Oséias 4:3
Por isso, a terra está de luto, e todo o que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem.

Porque o povo está sendo destruído? Oséias 4:6
O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Nunca foi liberto...
Bem, a Bíblia diz que se você realmente conhece a verdade, será liberto. Porém, existe alguém que apesar de conhecer toda a verdade não se firmou nela e nunca foi liberto. Olha o que Jesus disse a certo grupo:
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. João 8:44
Nunca foi libertoEle conheceu a Deus, Jesus e o Espírito Santo porque morou lá no céu junto do Deus Triúno.
Ele também conhece a Bíblia e conhece também os 10 mandamentos.

Se ele conhece toda a verdade, por que ele é diabo? Por que não é convertido? Por que não é batizado e
liberto, como disse Jesus? Por que alguém que conheceu toda a verdade, tornou-se o maior e pior inimigo da verdade?

A resposta está no versículo acima: "Jamais se firmou na verdade". Aquele que conhece toda a verdade e não se firma nela se iguala a satanás.

Mas o que é preciso fazer para se firmar na verdade e ser liberto do pecado?
Praticar... essa é a resposta. 
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. Mateus 7:24-27
Agora é sua vez
Qual sua decisão? Deseja ser realmente liberto? Peça a ajuda de Deus para conhecer toda a Verdade e pelo poder do Senhor obter a vitória sobre o pecado.

                                                                   Estudo Anterior:
                                                                        Estudo 2: Conhecendo os símbolos proféticos
                                                                  Próximo Estudo:
                                                                        Estudo 4: A estratégia do inimigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário